terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases em concurso "Desafio Brasil"


SISTEMA DE ARREFECIMENTO E FILTRAGEM DE GASES

A presente invenção trata-se de um Sistema de arrefecimento e filtragem de gases veicular e industrial. Resultantes da queima de combustíveis advindos de veículos automotores, equipamentos, estruturas e industrias de transformação , fornos e caldeiras, que utilizem motores a combustão através da queima de combustíveis líquidos, sólidos ou gasosos e que produzam gases na atmosfera. O Sistema tem como objetivo, propiciar a, diminuição, eliminação e ou a neutralização dos poluentes, assim como a retirada de calor e fuligens que são emitidos diariamente através dos escapamentos e chaminés. O Sistema de arrefecimento e filtragem de gases é composto de: Radiador, Ventoinha, Reservatório de água, Bomba d água, Duto de líquido quente, Duto de líquido frio, Trocador de calor, Filtro de gases no interior do silenciador. O Trocador de calor é composto por: Entrada de gases quentes, Difusor/ distribuição dos gases para serpentina, Serpentina, Entrada de líquido de arrefecimento frio, Saída de liquido quente, Difusor de saída, Saída de gases arrefecidos. O Trocador de calor, por sua vez, é acoplado ao Silenciador, no interior do qual conterá um filtro de gases. SISTEMA DE ARREFECIMENTO E FILTRAGEM DE GASES caracterizado por ter a finalidade de resfriar, diminuir, eliminar e /ou neutralizar os gases produzido por veículos, industrias, máquinas, estruturas e equipamentos, resultantes da queima de combustíveis advindos de veículos automotores, equipamentos e/ou estruturas que utilizem motores a combustão, fornos e caldeiras, através da queima de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos que produzam gases poluentes na atmosfera, tais como, mas não se limitando a ônibus, carros, geradores de energia, motores estacionários, caminhões, motocicletas, embarcações navais, aeronaves, retro escavadeiras, tratores, equipamentos agrícolas, empilhadeiras, pá carregadeiras, caldeiras, fornos, plataforma petrolíferas e industrias de transformação.

Qual é o problema que está resolvendo?
Eliminando os gases poluentes como dióxido de carbono, monóxido de carbono, hidrocarboneto e haxano. retirando da atmosfera poluentes tóxicos produzidos quando da queima de combustíveis fosseis,sólidos, líquidos e gasosos, sejam através da frota mundial,máquinas, equipamentos , estruturas e industrias. É possível baixar as temperaturas dos gases em até 320ºc menos na saída dos escapamentos veicular. Diminuir, eliminar e/ou neutralizar o monóxido de carbono (CO2), e baixar altas temperaturas emitidas pela frota mundial, máquinas, equipamentos estruturas e industrias de transformação que utilizem combustíveis líquidos sólidos e gasoso.

Todos os veículos automotores, tais como: ônibus, carros, geradores de energia, motores estacionários, caminhões, motocicletas, embarcações navais, aeronaves, retro escavadeiras, tratores, equipamentos agrícolas,empilhadeiras, pá carregadeiras, caldeiras, fornos e plataforma petrolíferas e as industrias de transformação, expelem na atmosfera grande quantidade de gases poluentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, querosene, GNV, combustíveis sólidos e outros) são formadas centenas de compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx, fuligem, metais pesados etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de graves doenças, provocando danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Estudos revelam que aproximadamente 40% da emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa é resultado direto da emissão de gases venenosos resultante da queima de combustíveis fosseis dos veículos automotores, equipamentos, estruturas e industrias de transformação do planeta.




Qual é o seu produto ou serviço?
Trata se de um catalizador de neutralização, o qual trabalha na diminuição de temperaturas, possibilitando assim a retenção das partículas poluentes. O funcionamento do Sistema de arrefecimento e filtragem de gases se realiza de forma que: o líquido arrefecedor circula pelo trocador de calor, através dos dutos de líquido frio e quente. A passagem deste líquido, em contado com as serpentinas no interior das quais conterão gases provenientes da queima de combustível do motor e ou processo produtivo, acarretará uma diminuição da temperatura dos gases provenientes da queima do combustível. Diante da diminuição da temperatura destes gases, ao se direcionarem para o silenciador contendo elementos filtrantes, os gases se tornam menos voláteis, em um estado próximo de condensação, possibilitando então que as partículas poluentes sejam retidas pelo filtro de gases composto por um ou diversos elementos, no interior do Silenciador ou chaminé.

Qual é o tamanho do mercado, como atingi-lo e como defende-lo?
Mundial. A meta da União Européia é que os automóveis, que atualmente expelem 160 gramas de gás carbônico por quilômetros rodado, passem a emitir apenas 120 gramas até o ano de 2008.(atualmente esta meta foi alcançada estando abaixo do estabelecido). Para isso seria necessário reduzir o peso dos veículos, reduzir a velocidade máxima alcançada, produzir carros bicombustíveis, melhorar a eficiência do sistema de ar condicionado, criar motores mais eficientes. O Protocolo de KYOTO assinado em 1997 tem como objetivo a redução dos gases poluentes. Em um breve espaço de tempo os principais gases poluentes: dióxido de carbono, monóxido de carbono, gás metano, perfluorcabonato, óxido nitroso e os hidrofluorcarbonato, deveram diminuir drasticamente em percentual de emissão dos gases na atmosfera, objetivando baixar a temperatura e reduzir o efeito estufa diminuindo as catástrofes atmosféricas ex. vulcões, terremotos tempestades e vendavais, propiciando uma qualidade de vida melhor ao homem. Assim poderemos defender a sustentabilidade do ecossistema, purificando atmosfera do planeta.

Como a sua oferta se diferencia de outras existentes?
Em fabricação de escala industrial o sistema alcançará um custo de no máximo 55% referente aos catalizadores existente no mercado. Os elementos filtrantes estão disponíveis na natureza com custos mínimos, onde a reutilização destes elementos contribuirá no reaproveitamento de produtos dispersos no meio ambiente.
Atualmente estamos em período de testes e ensaios do protótipo, onde o equipamento analisador de gases em testes, comprovou uma redução de 75% menos monóxido de carbono, e 64% menos hidrocarboneto e hexano, assim como uma redução de 320ºc menos na saída do equipamento em testes.
Trata se de um catalizador de neutralização, não havendo a necessidade de reação química ,baixando altas temperaturas dos gases produzido na combustão.
O sistema é um equipamento ecologicamente correto .

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre."
A redução dessas emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo de Kyoto estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que a temperatura global reduza entre 1,4°C e 5,8 °C até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

A tecnologia necessária para seu negócio é disponível ou factível?
Tecnologia não disponível, faz se necessário pesquisas e estudos científicos no aperfeiçoamento da inovação tecnológica.
Desenvolver equipamento piloto em laboratório de empresas fabricantes de motores e industrias de transformação.

Qual o histórico da sua ideia?
Observando o funcionamento da frota principalmente em épocas de baixas temperaturas.(inverno) E utilizando de conhecimentos adquiridos em minha vida laboral.

Qual o seu modelo de negócios?
Concessão do uso de propriedade intelectual.
Concessão do uso de propriedade industrial.
Disponibilizar o SISTEMA para o mercado através de parceiros/empresários mediante acordos. Concessão temporária da propriedade industrial.
Parceria com fornecedores de peças e insumos necessários.

Já captou recursos para essa ideia?
Investimento próprio de R$ 40.000,00 utilizado na fabricação do protótipo e despesas com assessoria jurídica.

Por que acredita que o seu time é capaz de empreender essa ideia?
Estamos na busca de um administrador que facilite a visualização do nosso projeto junto aos fabricantes de motores e montadoras de autos. A partir do momento que embarcarmos o Sistema em um veículo. E instalar no chaminé de uma indústria entendemos que despertará o interesse e atenção de toda sociedade empresarial e política.
Os profissionais do nosso time, são pessoas com larga experiência na área automotiva, processo produtivo e gestão de processos industriais.
Engenheiro mecânico;
Engenheiro Químico;
Engenheiro Físico;
Engenheiro Ambiental;
Técnico em Mecânica automotiva;
Gestor;

Nenhum comentário:

Postar um comentário