quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases


SISTEMA DE ARREFECIMENTO E FILTRAGEM DE GASES
A presente invenção trata se,
de um Sistema de arrefecimento e filtragem de gases veicular e industrial, resultantes da queima de combustíveis
advindos de veículos automotores, industrias de transformação, equipamentos e estruturas que utilizem motores a combustão através da queima
de combustíveis líquidos, sólidos ou gasosos e que produzam gases na atmosfera. O Sistema tem como objetivo propiciar a, diminuição,
eliminação e ou neutralização dos poluentes, assim como a retirada de calor e fuligens que são emitidos diariamente através dos escapamentos
e chaminé das industrias. O Sistema de arrefecimento e filtragem de gases é composto de: Radiador, Ventoinha, Reservatório de água, Bomba
d água, Duto de liquido quente, Duto de líquido frio, Trocador de calor, Filtro de gases no interior do silenciador. O Trocador de calor é composto
por: Entrada de gases quentes, Difusor/ distribuição dos gases para serpentina, Serpentina, Entrada de liquido de arrefecimento frio, Saída de
liquido quente, Difusor de saída, Saída de gases arrefecidos. O Trocador de calor, por sua vez, é acoplado ao Silenciador, no interior do qual
conterá um filtro de gases.
COOLING SYSTEM AND GAS FILTERING
The present invention relates if
a cooling system and filtering vehicular and industrial gases resulting from combustion of fuels
arising from motor vehicles , industrial processing , equipment and structures that use combustion engines by burning
liquid , solid or gas and producing combustible gases in the atmosphere . The System aims to provide , decline,
and elimination or neutralization of pollutants, as well as the removal of heat and soot that are emitted through exhaust daily
and chimney of industries . The system cooling and filtering gases consists of: Radiator , Fan , Water Tank , Pump
d water, hot liquid Duct , Duct cold liquid , heat exchanger , filter gases inside the muffler . The heat exchanger consists
by: Check hot gas , Diffuser / distribution of gases for serpentine coil , cold liquid inlet cooling output
hot liquid , diffuser exit out of cooled gas . The heat exchanger , in turn , is coupled to the muffler , inside which
contain a gas filter .

Todos os veículos automotores, tais como: ônibus, carros, geradores de energia, motores estacionários, caminhões, motocicletas, embarcações
navais, aeronaves, retro escavadeiras, tratores, equipamentos agrícolas,empilhadeiras, pá carregadeiras, caldeiras, fornos, plataforma
petrolíferas e chaminé das industrias, expelem na atmosfera grande quantidade de gases poluentes. No caso da queima em ar de
hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, querosene, GNV, combustíveis sólidos e outros) são formadas centenas de
compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx, fuligem, metais pesados etc, sendo que alguns desses compostos são os
principais causadores do efeito estufa,e da chuva ácida provocando danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Estudos revelam que aproximadamente 40% da emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa é resultado direto da emissão de gases
venenosos resultante da queima de combustíveis fosseis dos veículos, Industrias de transformação, estruturas e equipamentos automotores no
planeta.

Qual é o problema que pretende resolver?
Diminuir, eliminar e ou neutralizar o monóxido de carbono (CO2), e baixar altas temperaturas emitidas pela frota mundial,
máquinas, equipamentos estruturas e industrias de transformação que utilizem combustíveis líquidos sólidos e gasoso.
Todos os veículos automotores, tais como: ônibus, carros, geradores de energia, motores estacionários, caminhões,
motocicletas, embarcações navais, aeronaves, retro escavadeiras, tratores, equipamentos agrícolas,empilhadeiras, pá
carregadeiras, caldeiras, fornos e plataforma petrolíferas e as industrias, expelem na atmosfera grande quantidade de
gases poluentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, querosene, GNV,
combustíveis sólidos e outros) são formadas centenas de compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx,
fuligem, metais pesados etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva
ácida provocando danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Estudos revelam que aproximadamente 40% da emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa é resultado direto da
emissão de gases venenosos resultante da queima de combustíveis fosseis,(líquidos, sólidos e gasosos)Tanto nas fontes  móvel de emissão, escapamentos de veículos automotores, equipamentos,
estruturas.





Por que acredita que pode empreender essa ideia?
Sou professor aposentado por tempo de serviço em 2006. Trabalhei no Senai durante 20 anos.Tenho larga experiência em
processo produtivo, análise ocupacional e processo do sistema da qualidade. Torneiro mecânico,Técnico em segurança do
trabalho,Pedagogo,Auditor ISO 9000/2001.
Descreva o que já fez até o momento para implementar a sua ideia:
O invento está em fase de testes e ensaios, onde o protótipo apresentou excelentes resultados na eliminação dos gases
poluentes, atingindo 75% menos CO, e 64% menos hidrocarbonato e hexano, assim como baixamos em menos -320ºc na
saída do escapamento do veículo em testes. A inovação tecnológica está com pedido de depósito de patente junto ao INPI.

Qual time precisa para empreender essa ideia?
Engenheiro mecânico;
Engenheiro Químico;
Engenheiro Físico;
Engenheiro Ambiental;
Técnico em Mecânica automotiva;


Nenhum comentário:

Postar um comentário