Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases

quinta-feira, 19 de março de 2015

SAFG-SISTEMA DE ARREFECIMENTO E FILTRAGEM DE GASES

O presente projeto de arrefecimento e filtragem de gases, como o próprio nome diz, tem como objetivo desenvolver um sistema que resfria o material poluente filtra as partículas e controla a emissão de gases adotando uma combinação de fatores, tais como resfriamento, filtragem, absorção e adsorção, utilizando resíduos como fibra da casca de coco, raspas, aparas e retalhos de couro, e carvão ativado de origem vegetal e/ou animal.
O sistema tem como objetivo promover a diminuição ou eliminação dos gases poluentes, assim como baixar a temperatura dos mesmos e retirar as fuligens que são emitidas diariamente através dos escapamentos e chaminés.
Sua eficiência foi comprovada através de testes efetuados em um protótipo com redução de até setenta por cento (75%) da quantidade de gases emitida, e sua temperatura baixou em oitenta por cento (80%). Estes índices com certeza podem ainda ser melhorados com o desenvolvimento do projeto.
A ideia inicial é atender as indústrias de alimentos e empresas usuárias de motores estacionários geradores de gases de efeito estufa. Esta inovação tecnológica ao contrário dos equipamentos que utilizam catalisadores elimina as reações químicas e utiliza materiais que normalmente seriam descartados, utilizando assim os princípios da logística reversa.

Através de pesquisa de anterioridade realizada não foi encontrado em nível mundial nenhum concorrente direto, que use o sistema de arrefecimento e de filtragem de gases acoplados. Além disso, a empresa já depositou patente junto ao INPI com o número BR102012001923A2 , garantindo assim a proteção da ideia.