sábado, 22 de fevereiro de 2014

Logística inversa em Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases-SAFG

Logística inversa em Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases-SAFG
Primeiro Passo:
A logística inversa aborda a questão da recuperação de produtos, embalagens, materiais, entre centenas de  outros sub produtos, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Quando  começamos o desenvolvimento do projeto Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases, imaginamos uma tecnologia inovadora que possibilitasse ao mesmo tempo o reaproveitamento de produtos e subprodutos  sem valor comercial, e que estão dispersos no meio ambiente. Iniciamos as pesquisas direcionadas para os elementos de poder absolvente e de adsorção entre centenas de subprodutos sem valor comercial até então.
Em nosso campo de pesquisas identificamos três produtos sem valor comercial ou de baixo custo no mercado; Carvão de origem vegetal e animal, fibra da casca de coco e raspas/aparas de couro, sendo que as raspas/ aparas de couros é um subproduto com grande potencial contaminante considerando a utilização dos ácidos e alcalinos empregados no tratamento e acabamento do produto (couro).
Vejamos:
O carvão de origem vegetal é uma fonte inesgotável considerando os parâmetros de reflorestamento conforme legislação ambiental.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLSCQegiTPsgbVYMGDBU-EiiLqzsYWzUJv
                                               

                                                                              Vegetal


O carvão de origem animal é um subproduto de baixo valor comercial e que pertence a cadeia alimentar, onde possui grande poder de absorção.
                                       

                                                                      Animal
                                                                                                                                                                    
                                                                                            
A fibra da casca de coco, matéria prima utilizada na produção de carvão vegetal com grande poder de absorção de material particulado (MP), possui baixo valor comercial.
                                                                                 


Fibra casca coco

As aparas, retalhos e raspa do couro, é um sub produto gerado no tratamento e acabamento da manta de couro, tem sido um grande problema junto as indústrias (cortumes). Trata se de um subproduto com grande poder  contaminante e que não possui valor comercial. Trata se de subproduto com grande poder de absorção e capacidade de armazenamento, uma vez reutilizado de forma correta trará grandes vantagens, tornando se um filtro de absorção para o sequestro de Monóxido de carbono CO, emitido pelas fontes móveis e fixas de emissão de gases poluentes.
                                                                                 

Couro
A logística inversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.

Assim estamos propondo a reutilização de subprodutos como elementos filtrante de gases poluentes na saída das chaminés e escapamentos, tanto nas fontes fixas e móvel de emissão. Podemos afirmar que os testes e ensaios realizados em SISTEMA DE ARREFECIMENTO E FILTRAGEM DEGASES através de protótipo, apresentaram excelentes resultados, diminuindo e neutralizando  em 75% a emissão do monóxido de carbono CO, hexano e hidrocarboneto.
                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário