quarta-feira, 25 de outubro de 2017

SAFG-Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases

1-PROBLEMAS:
O PLANETA PEDE SOCORRO. Estudos recentes divulgados por especialista demonstram que o aquecimento global bateu novo recorde aumentando em 0,6°C, consequência da poluição atmosférica. Em 2015 foram Lançados 48 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa. E o Brasil esta inserido em 12º lugar com 1.2 milhões de toneladas de GEE. Os três setores que mais poluem são, Geração de eletricidade 21% GEE, indústria de transformação contribuem com 17% e o transporte com 14% totalizando nos três segmento aproximadamente 52% . A Organização Mundial da saúde OMS divulgou recentemente que Cerca de três milhões de mortes por ano estão relacionadas à exposição à poluição do ar em ambientes externos (outdoor). Devido à poluição atmosférica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global a médio e longo prazo pode ter caráter irreversível. Por isso, desde já, deveremos adotar medidas para diminuir as emissões dos gases que provocam o aquecimento. 

2-APRESENTAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLOGICA
Com objetivo de resolver os altos índice da emissão dos gases de efeito estufa, foi desenvolvido o equipamento SAFG-logística reversa, que visa filtrar e capturar os gases gerado através das fontes fixas de emissão. A inovação tecnológica trabalha diretamente na lavagem e resfriamento dos gases, possibilitando capturar e filtrar os elementos poluentes através dos filtros orgânicos preparados para adsorção e absorção dos poluentes atmosférico.  
No processo usamos os conceitos da Logística reversa, reutilizando a água do processo produtivo para lavar e resfriar os gases poluentes, possibilitando assim a filtragem em filtros específicos tais como: Fibra da casca de coco, aparas e raspa de couro e carvão ativado de origem vegetal e ou animal.

3-SOLUÇÃO, SAFG-LOGÍSTICA REVERSA

A inovação aqui apresentada atua em três frentes. Contribui diretamente  no reaproveitamento de resíduos sólidos contaminantes, da água utilizada no processo produtivo, filtra e captura os gases gerados através das fontes fixas de emissão. Podendo ser utilizado em Caldeiras, Fornos em geral, motores estacionários, usinas termoelétrica e outras estruturas fixas em geral.
4-LEGISLAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO
Os acordos e tratados internacionais, assim como os órgãos de regulamentação brasileiro definem parâmetros máximo de controle ambiental visando baixar a poluição atmosférica e diminuir as catástrofes geradas pelo efeito estufa.
Esta comprovado através de laudos técnicos elaborado por empresas credenciada junto ao INMETRO, que o SISTEMA SAFG-Logística reversa reduziu consideravelmente  em uma empresa hospedeira a emissão dos poluentes atmosférico
Baixando a temperatura na saída da chaminé de 198°C para 42°C, eficiência de 71% 
Material particulado Total 739,03(mg/Nm³) baixou para 77,72(mg/Nm³)  eficiência de 89,48%
Monóxido de carbono CO 9.017,83(mg/Nm³) baixou para 1.382,829.(mg/Nm³) de eficiência  84,67%
Óxido de nitrogênio NOx 156,05(mg/Nm³) baixou 56,77(mg/Nm³)  eficiência de 63,62%

5- COMERCIAL

Toda tecnologia será desenvolvida através de projetos customizados conforme planta industrial

Contatos Comerciais: 


REPRESENTANTES COMERCIAIS:
 
Aparecido R. dos Santos: +55 (43) 9 9127-8281
Luciano Barbora: lucianobarbosa.eu@gmail.com

AGENTES DE NEGÓCIOS:
Ricardo Okada: +55 (43) 9 9151-0776
João B. Faustino: +55 (43) 3327-1724 / +55 (43) 9 8408-8267

6- PARCEIRO SENAI

Este projeto contou com fomentos do Edital de inovação tecnológica da CNI/SESI SENAI

7-FABRICANTE:
Torno e Solda Brasília, tecnologia em Aço & peças Industriais 

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

SAFG-Logística reversa uma solução inovadora de alto impacto

www.safg.com.br
DESCRIÇÃO
Sobre o sistema
Trata se de uma Inovação tecnológica com pedido de deposito de patente junto ao INPI. O sistema tem como objetivo promover a diminuição ou eliminação dos poluentes gasosos e particulados que são emitidos diariamente através dos escapamentos e chaminés, visando à aplicação de logística reversa no processo.
Sua eficiência foi comprovada através de testes efetuados em um protótipo que obteve redução de aproximadamente 75% da emissão de óxido de carbono e de 80% da temperatura emitida.
Princípios e fundamentos da Logística reversa
A logística reversa aborda a questão da recuperação de subprodutos.
Trata-se de um tema bastante sensível e muito oportuno considerando que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas relevantes da atualidade.
Elementos filtrantes
O carvão ativado, a fibra das cascas de coco e as aparas, retalhos e raspas de couro, são materiais renováveis, de baixo custo e que possuem um alto grau de adsorção de poluentes devido a sua alta porosidade.

NOVO PRODUTO/PROCESSO/SERVIÇO
Público alvo
Fontes fixas e móveis de emissões atmosféricas proveniente da queima de combustível.
Quais são as necessidades do público alvo?
Desenvolver mecanismos que possibilitem reduzir e eliminar a emissão de poluentes responsáveis pela degradação do ecossistema, com graves alterações do clima, e do meio ambiente.
Inovação tecnológica/Produto:
Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases é uma tecnologia inovadora na filtragem de poluentes (CO2, CO, CH4, NOx, SOxfuligem, metais pesados e etc.Gerado por indústrias de transformação em geral e automotivas. Diminui, elimina e neutraliza a emissão de gases poluentes gerados através das fontes fixas e móveis, utilizando os princípios da logística reversa e materiais de baixo custo.
Qual é o diferencial competitivo da inovação?
É um sistema que baixa a temperatura dos gases gerados através das fontes fixas em até 80% e filtra os gases poluentes e tóxicos em até 75%.
Utiliza os princípios da logística reversa utilizando subprodutos como elementos filtrantes (refil).
Concorrência
Fabricantes de catalisadores, fabricantes de filtros industriais e fabricantes de filtros automotivos.
Qual o problema que pretendemos resolver?
A inovação tecnológica SAFG atua diretamente na redução da emissão dos poluentes provenientes da queima de combustíveis em indústrias de transformação, veículos, máquinas, equipamentos e estruturas.
Qual a solução encontrada?
O Sistema tem como solução principal a diminuição, eliminação ou neutralização das emissões diárias de poluentes atmosféricos de escapamentos de automóveis e chaminés das indústrias.
Cerca de 35% das emissões mundiais de gases poluentes está relacionada à indústria e a veículos automotores.
Ambiental
reutilização de matérias e resíduos industriais, além de ser uma fonte de renda promissora, tem um impacto positivo para o meio ambiente. O sistema aqui proposto vem ao encontro das necessidades da sociedade, e atende as políticas governamentais. Em suma o projeto trará reflexos positivos no âmbito social, ambiental e econômico, diminuindo o consumo dos recursos naturais, abrindo novos mercados, gerando trabalho, emprego e renda, levando à inclusão social das pessoas menos favorecidas, além da diminuição dos impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.
Prospecção do mercado
O cenário nacional demonstra um universo muito grande de organizações industriais que trabalham utilizando caldeiras estacionárias, fornos e motores geradores de energia. Identificamos que o país conta com mais de 300 fabricantes de caldeiras, sendo que o Estado de São Paulo lidera este mercado com aproximadamente 134 fabricantes. O mercado potencial são as indústrias de transformação, indústrias montadoras de veículos automotores, de máquinas e equipamentos, bem como usinas termoelétricas.
O foco está direcionado às indústrias que utilizem caldeiras estacionárias (indústrias de alimentos [padarias industriais, matadouros, fabricação de comida processada, bebidas, produtos derivados do leite, e frigoríficos], têxteis, químicas, farmacêuticas, cosméticas, de papel e celulose, madeira, etc.), fornos e motores geradores de energia estacionários nas linhas de processos.
Justificativas
As emissões atmosféricas estão em constante aumento e com elas surgem vários problemas relacionados com a saúde, como problemas oftalmológicos, pulmonares, cardiovasculares e infecções respiratórias. Além disso, as emissões atmosféricas causam problemas globais como o aumento da temperatura afetando a flora e a fauna, a destruição da camada de ozônio, o efeito estufa e deposições ácidas.
Danos à saúde
Vários estudos epidemiológicos mostram os impactos que as emissões atmosféricas podem causar à saúde humana. Entre eles são relatados alergias, asmas, ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares graves, podendo ocasionar em morte.

Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aquecimento global contribui anualmente para mais de 150 mil mortes e 5 milhões de doenças, e esses números podem dobrar até 2030.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

SAFG-Logística reversa obtêm resultados excelentes.

O presente projeto Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases SAFG, tem como objetivo desenvolver um sistema que resfria o material poluente filtra as partículas e controla a emissão de gases adotando uma combinação de fatores, tais como: resfriamento, filtragem, absorção e adsorção, utilizando resíduos como fibra da casca de coco, raspas, aparas e retalhos de couro, e carvão ativado de origem vegetal e/ou animal.
O sistema SAFG  promove a diminuição,  eliminação e neutralização dos gases poluentes, assim como baixa a temperatura dos mesmos e retirar á fuligem que são emitidas diariamente através dos escapamentos e chaminés.

Sua eficiência foi comprovada através de testes efetuados em um protótipo com redução de até oitenta e cinco por cento (85%) da quantidade de gases poluentes emitida na atmosfera, e a temperatura baixou em setenta e um por cento (71%). 

A ideia inicial é atender as indústrias (fonte fixa de emissão, caldeiras, fornos, outros), e empresas usuárias de motores estacionários geradores de gases de efeito estufa. Esta inovação tecnológica ao contrário dos equipamentos que utilizam catalisadores elimina as reações químicas e utiliza materiais que normalmente seriam descartados, utilizando assim os princípios da Logística reversa.

Através de pesquisa de anterioridade realizada não foi encontrado em nível mundial nenhum concorrente direto, que use o Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases acoplados a chaminés e ou escapamentos.
As tabelas a seguir apresentam nas colunas, eficiência excelentes resultados na análise de dados coletados através da empresa
CSL Laboratório ambientais, credenciada junto ao INMETRO. 

terça-feira, 3 de outubro de 2017

SAFG-Logística reversa projeto customizados

Aparecido Ribeiro dos Santos Ribeiro


Publicado em 3 de out de 2017

http://www.safg.com.br/
Recentemente recebemos laudo técnico que comprava a eficiência do Sistema SAFG-Logística reversa. Atingimos uma redução 85%na emissão de MP, CO e NOx . Hoje podemos afirmar que Sistema de Arrefecimento e Filtragem de Gases já é uma realidade que revolucionara os conceitos de capturar e filtrar os gases (GEE) que contribuem para o efeito estufa.
https://www.youtube.com/watch?v=aVt3t-kQ7vE